Dian Tchobanov

Solista: maestro
(Bulgária)
Convidado(a) para o concerto:
MOVIMENTO SINFÔNICO VII CONCERTO ESPECIAL QUARTAS CLÁSSICAS
25 de outubro de 2017

O maestro Dian Tchobanov é diretor de música geral da State Opera - Plovdiv desde a temporada 2013/2014. Obteve o mestrado na State Musical Academy (Sofia) em 1997 e na Universidade de Artes Cênicas e Música de Viena, Áustria (Uroš Lajovi? - direção da orquestra e Konrad Leitner - acompanhamento). A personalidade do maestro foi influenciada por Sir Colin Davies, Dresden, Alemanha, o Maestro Fabio Luisi e o Maestro Michael Halas, maestro na Ópera Estatal de Viena. O Sr. Tchobanov foi premiado com o Prêmio Segunda e Especial de "Lovro von Mata?i?", Competição Internacional de Maestros Zagreb em 2003. Em 2015 ele foi convidado para ser jurado desse concurso.

Dian Tchobanov é chefe da Orquestra de Câmara de Croácia; Ele realizou a Orquestra da Ópera Estatal de Croácia, RSO-Viena, Orquestra da Arena di Verona, RSO-Praha, Orquestra do Festival de Budapeste, Orquestra Dohnanyi Budapeste, Orquestra de Concerto Budapeste, Orquestra de Câmara de Scheonbrunn, RSO-Sofia, Orquestra Sinfônica Kurichiba , Brasil, Ansambl "Cantus", etc. O Sr. Tchobanov é o maestro da Orquestra Filarmônica de Sofia há 6 temporadas e o Chefe de Órgão da Ópera Estatal - Stara Zagora. Trabalhou com o State Opera - Russe e Varna.

O GMD da Ópera Plovdiv realizou vários festivais de música famosos:

"Oper Oder-Spree" Neuzelle, Alemanha

"Wiener Klangbogen" Viena, Áustria

"Semanas de música austríaca na Bulgária"

"Varna Summer"

"March Music Days" Russe, Bulgária

"Canções da vida" Tel Aviv e Jerusalém, Israel

"Rijeka noites de verão" Groatia

"Bienal da música" Zagreb, Croácia

"Weinklang" - Burgenland, Áustria

"Ópera e artes de balé" Stara Zagora, Bulgária

"Opera Open", Plovdiv, Bulgária.

"IV Festival Internacional de Música de Câmara" Ekaterimburgo, Rússia, 2016

"Palermo Classica" 7º Festival Internacional de Música de 2017

"Opatija Tribune" - Croácia 2017


Desde 2012, o Sr. Tchobanov é professor convidado permanente na Universidade Normal da China Oriental, Xangai, China. Dian Tchobanov trabalha nas etapas das grandes cidades europeias, como Viena, Budapeste, Verona, Frankfurt, Estugarda, Meiningen, Amsterdã, Roterdã, Praga, Zagreb, Porto, Palermo, Skopije; também em Tel Aviv, Jerusalém, nos EUA, na China e no Brasil.

Dian Tchobanov recebeu o Prêmio "Plovdiv" 2014 - o prêmio mais prestigiado no campo se Música em sua cidade natal.

Comentários